Sem-Título-1

“Joanete”: calçado é o grande vilão.

O”Joanete”, tecnicamente conhecido como Hálux Valgo, acomete aproximadamente 2-4% da população. A herança genética está presente na maioria dos casos, principalmente oriunda do lado materno, e a deformidade acomete os dois pés em 84% dos casos. O número de mulheres que procura o ortopedista com essa queixa é 15 vezes maior do que o de homens, possivelmente por certas características presentes nos calçados femininos como salto alto e bico fino, por exemplo. A baixa incidência na população indígena, fortalece a hipótese do calçado ser o grande vilão.

joaneteNormalmente, o paciente chega ao consultório queixando-se de uma proeminência dolorosa no lado interno do pé, próxima ao “dedão” (hálux), que dificulta o uso de calçados fechados. Em casos mais graves, o desvio acentuado do “dedão” pode deformar também os dedos menores.

O tratamento não operatório do “Joanete” consiste, principalmente, em mudança nos tipos de calçados. Outras medidas para controle da dor, como medicamentos e fisioterapia, também são utilizadas com frequência. Nos casos em que a dor não melhora com as medidas conservadoras ou a deformidade está progredindo, é indicado o tratamento cirúrgico. Existem mais de 200 técnicas operatórias descritas, sendo selecionadas de acordo com cada caso e com a preferência do cirurgião.

Se identificou com os sintomas descritos? Agende uma consulta.

Leia também:

Agende sua consulta:

Compartilhe: