Cirurgia percutânea ou minimamente invasiva do pé é uma técnica que permite a correção de deformidades e o tratamento da dor nos pés sem a necessidade de realizar grandes acessos (feridas) cirúrgicos. Geralmente são feitos pequenos orifícios na pele, de aproximadamente 2-3mm, por onde são introduzidos instrumentos para a realização das correções desejadas.
Devido à grande evolução desta técnica nas últimas duas décadas, suas indicações têm sido cada vez mais abrangentes, permitindo a correção de diversas patologias, principalmente na parte da frente do pé, como joanete, joanete do quinto, dedo em garra, sequelas de trauma, dentre outras.
Suas principais vantagens estão relacionadas a menor agressão cirúrgica e menor tempo operatório, o que diminui o risco de complicações, permite uma melhor cosmética, menor dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida. Essas vantagens ganham ainda mais importância quando tratamos de pacientes com maior risco de complicações como diabéticos, portadores de insuficiência vascular (varizes), pacientes com neuropatias…
É necessária uma avaliação criteriosa para determinar a melhor indicação para cada paciente.